9 de ago de 2012

AV#10: As novidades que não podem passar em branco.

antony-johnsons-2012-e1337347231768

O Antony and The Johnsons é o projeto mais bem-sucedido do cantor e compositor Antony Hegarty. O conjunto, com membros mutáveis através dos anos que sucederam sua estreia em 1999, lançou o single “Cut The World” para promover o álbum ao vivo homônimo, lançado esse ano, sexta gravação inédita da carreira. O vídeo, talvez não recomendado para os fracos de estômago, mas ainda assim uma das peças mais provocantes do ano, é estrelado por Willem Dafoe e a artista contemporânea Marina Abramovic.

Com guitarra em punho, e os modos “refrão grudento” e “viagens psicodélicas” ativados, a neozelandesa Ladyhawke estreia o terceiro single do Anxiety, segundo álbum da carreira, lançado em Maio último. Depois de brincar de sequestrada em "Sunday Drive" e de fotógrafa no ainda insuperável "Black White & Blue", agora é a vez de se perder num deserto do qual emergem objetos e pessoas estranhas, em cenas entrecortadas por belas montagens cheias de cores e ares lisérgicos.

A majestade do R&B encontra em “Don’t Mind”, quarto single do seu álbum do ano passado, o My Life II, o caminho para uma representação visual do casamento entre o contemporâneo e o tradicional que ela vem propondo em sua música. O videoclipe mescla elegância e sensualidade nas doses certas para o gênero enquanto Blige entoa na perfeição vocal de sempre a balada composta por ela e Priscilla Renea e produzida por Jerry Duplessis (Estelle, Shakira).

Álbum do momento:

Beacon (Two Door Cinema Club)

Os norte-irlandeses do Two Door Cinema Club balançaram o mundo indie em 2010 com o álbum de estreia, o delicioso Tourist History, e não se intimidaram com a célebre “maldição do segundo disco”, liberando o Beacon dois anos depois, com uma mudança sutil e ainda assim significativa no som da banda. Aqui, ainda que as guitarras continuem dominando e a marca melódica do Two Door impere em canções como o single "Sleep Alone" e a bela "The World is Watching", há a introdução de um elemento eletrônico mais forte e claro, com intervenções de sintetizadores e batidas programadas, percebido já na primeira faixa do disco, "Next Year". O título de melhor da coleção de inéditas acaba ficando com "Sun", dona de ritmo e melodia viciantes.

Próximos lançamentos:

◘ 10 de Agosto – A is for Alpine (Alpine) – Ouça: "Gasoline".

Notas de rodapé:

◘ Estelle, apesar das vendas esperadamente baixas do álbum All of Me (que, temos que concordar, não é tão bom quanto poderia), lançou um “clipe de turnê” para "Wonderful Life", uma das canções realmente boas da nova coleção de inéditas.

◘ Paloma Faith lançou mais uma de suas acoustic sessions, vídeos em que canta faixas do seu último álbum, Fall to Grace, ao vivo. A da vez é o novo single, "30 Minute Love Affair", que ganhou clipe há pouco tempo (e foi noticiado aqui no blog).

◘ Out of Town Films é um canal do YouTube que apresenta performances acústicas de bandas em locais públicos. Chamam a atenção o Delta Rae com "Bottom of The River" e o The Pains of Being Pure at Heart com "This Love is Fucking Right".

◘ O Green Day postou uma versão ao vivo de "Let Yourself Go", que vai ser parte da tracklist de Uno, álbum que sai em Novembro.

◘ John Mayer rendeu uma versão acústica de "Speak For Me", em procedimento parecido com o realizado com o single “Queen of California”, que ganhou vídeo acústico antes do clipe (cujo lançamento foi noticiado aqui no blog).

◘ Amy Macdonald, que não é burra nem nada, escolheu "Pride" como segundo single do Life in a Beautiful Light, seu terceiro álbum, lançado em Junho. A canção, uma alegoria romântica com toques patriotas da escocesa, cai bem para a época das Olimpíadas.

0 comentários: