5 de nov de 2012

A moda no Brasil atual e um pouco de SPFW.

01

por Isabela Bez
(TwitterTumblr)

A moda no Brasil já não é mais a mesma. Graças a nossa tecnologia, o mundo se tornou um lugar homogêneo: o que é hit no Japão e em qualquer outro lugar do globo é simultaneamente hit aqui também. Nosso país cresceu extraordinariamente nos últimos anos, e a moda não ficou para trás. Se nos anos 90 nossos estilistas ainda tinham grandes barreiras e davam passos pequenos, hoje as marcas são reconhecidas internacionalmente, e algumas delas como a Osklen e Alexandre Herchcovitch tiveram a chance de desfilar no último NYFW.

No SPFW, que aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de outubro, e também no dia primeiro de novembro, houve uma mudança na data: a temporada de outono inverno 2013 que normalmente aconteceria em janeiro, foi agora antecipada para o final de outubro. E a temporada de verão que aconteceria no meio do ano que vem mudou para março. O motivo? No horário antigo, as coleções chegavam às lojas alguns meses antes dos desfiles acontecerem, o que não fazia sentido algum. E é assim que 2012 foi o ano de três temporadas.

Infelizmente, nosso país ainda está para trás quando se trata de matéria-prima. Os estilistas reclamam da falta de tecidos no Brasil, e são consequentemente obrigados a procurar por matéria-prima estrangeira. Osklen, marca que abriu o outono inverno 2013 dia 29, serve de exemplo.

02

Com referências do Aspen e da Patagônia, algumas de suas roupas foram feitas de lã italiana. Uma coleção de 18 roupas, um número pequeno, que transpirou elegância de uma maneira jovem, simples e invernal (é claro). As cores foram off-white, vermelho escuro, preto, caramelo e ainda um pouco de dourado. Uma coleção encantadora que falou por si só.

03

Outro pequeno grande detalhe da Osklen, algo que já está por aqui há alguns desfiles: a estampa de paisagem. Dessa vez, somente uma estampa foi feita. Uma montanha que na verdade parece um diamante e que também acabou numa bolsa de mão.

04

Além da Osklen, o esporte chique também marcou presença nos looks da Animale. Diferente das últimas coleções da marca, o couro, o caramelo, o preto total e as cores vibrantes foram deixados de lado. Em troca disso vieram cores puxadas para o prata e tons leves de verde. Nessa temporada a marca ficou mais suave, mas sem perder a elegância. Na verdade, ela só ganhou mais elegância ainda. Destaque para a calça de moletom e a jaqueta de náilon, que mesmo sendo peças esportivas ainda asseguram grandiosidade.

05

Quem acha que o militar já deu o que tinha que dar se enganou: o tema da Colcci foi esse. Com materiais pesados e um acabamento incrível, a própria Alessandra Ambrosio abriu a coleção. Dessa vez sem Ashton Kutcher, a angel usou um vestido verde militar e coturnos com salto. Tecidos pesados de jacquard de seda, lã, jeans e muito couro fizeram uma coleção séria e chique, e definitivamente quentinha para o inverno. As calças tiveram o comprimento midi, as saias mini e bermudas na altura do joelho. Luvas e bonés de couro fizeram parte dos acessórios, deixando o look ainda mais pesado. Cortando um pouco a seriedade, pedrinhas (como se fossem acessório) foram colocadas em jeans e lã. Fofo, não?

06

Ainda falando sobre militar, e também minimalista, oversized e jovem, a coleção da Triton trouxe tudo o que você quer usar. Nos tons branco, cinza, preto, verde (militar), azul e vinho, de paletós gigantescos até mini tops, é difícil não se apaixonar. Teve até hot pants. O mais interessante é conseguir ver como a marca conseguiu ir de totalmente minimalista em um look para totalmente brilhante e exagerado no outro em uma só coleção. Mas sempre oversized… Pense grande! Ah, e também houve espaço para o maravilhoso jacquard!

07

E, por fim, Ellus! Uma coleção com o tema “police”. Sim, polícia. Com muito látex e couro, teve até bota acima do joelho. Os coloridos foram vermelho, amarelo e azul, e tecidos pesados os acompanhavam. O paletó virou peça única e o brilho na estampa cobra-coral foi indispensável. Mas a boa e velha lã também fez aparição. Uma coleção definitivamente para bad girls, com direito a gargantilha de metal.

Você pode escolher esporte chique, militar, minimalismo, oversized ou brilho, mas uma coisa é certa: frio no próximo inverno ninguém vai passar!

08

Isabela Bez escreve todos os dias 06 e 21.

0 comentários: