14 de nov de 2012

O vestido de noiva de Jessica Biel.

imagem 01-

por Isabela Bez
(TwitterTumblr)

Depois de muita especulação, as fotos do casamento de Justin Timberlake com Jessica Biel finalmente saíram. O casal as vendeu para a revista People por 300 mil dólares.

Diferente do que estamos acostumados a ver, a noiva escolheu um vestido rosa desenhado por Giambattista Valli para caminhar até o altar. Não é a primeira vez que um vestido de noiva rosa aparece entre as famosas: em outubro desse ano, Anne Hathaway usou um com pontas rosadas desenhado por Valentino, e em 2002 Gwen Stefani usou um meio-branco meio-rosa desenhado por John Galliano.

Talvez, depois que vestido rosa teve duas aparições no mesmo ano por duas mulheres que são sinônimo de inspiração para o mundo todo, o clássico vestido branco não seja mais a primeira opção de quase todas as noivas.

E como é que ele se tornou a primeira opção de quase todas as noivas?

No ano de 1840, a Rainha Vitória usou um vestido totalmente branco em seu casamento, algo que na época era incomum. O normal eram as noivas optarem por vestidos vermelhos ou de outras cores, para mostrar a riqueza da família. No século XVI tornou-se comum o uso até de vestidos pretos. É claro que houve relatos de algumas mulheres que escolheram vestidos de noiva brancos antes da Rainha Vitória, mas ela optou pelo branco por outra razão: seu vestido era completo de rendas que foram costuradas à mão, o que passaria a ajudar a indústria artesanal que havia decaído por conta da Revolução Industrial.

Assim, uma tradição nasceu, e nós a seguimos até hoje. Ou pelo menos havíamos seguido até hoje.

imagem 02-

0 comentários: