10 de dez de 2012

Apostas para as indicações de Melhor Figurino do Oscar 2013.

imageKeira Knightley e a camélia de diamantes da Chanel em Anna Karenina.

por GuiAndroid
(TwitterTumblr)

Todos os anos o furor para saber quem e quais são os indicados ao Academy Awards é grande, e as artes também são valorizadas pela academia, entra então a categoria de Melhor Figurino.

A lista de possíveis indicados para essa edição é composta em sua maioria por filmes de época e fantásticos, são eles: Anna Karenina, Os Miseráveis, Espelho, Espelho Meu, Lincoln e A Branca de Neve e o Caçador.

Anna Karenina

Anna Karenina trata da história de uma jovem da alta sociedade russa que se envolve com um militar e comete o escândalo da traição. Anna K. é uma possível indicada ao Oscar devido ao seu grande investimento em figurino; foram investidos mais de 1 milhão de dólares somente em jóias da Chanel. A figurinista Jacqueline Durran e o diretor Joe Wright realizaram um trabalho minucioso para representar a opulência, extravagância e vaidade da rica czarina; em palavras do próprio diretor em relação a Chanel, ele elogia dizendo que a marca “presta uma atenção rara aos detalhes e à dramaticidade”.

Os Miseráveis

A adaptação da obra de Victor Hugo tem sido aguardada com muita ansiedade pelo público cinéfilo desde o lançamento mundial de seu trailer. No formato de musical, o filme que se passa na França no período da revolução francesa mostra a angústia do sans-culottes na sua luta por liberdade, igualdade e fraternidade. O investimento no figurino do filme, busca retratar o contraste entre o terceiro estado e as outras camadas da sociedade da época. Destaque para o figurino dos protagonistas Anne Hathaway, Jude Law, Amanda Seyfried e Hugh Jackman.

Espelho, Espelho Meu

Uma das duas adaptações para o cinema do conto A Branca de Neve dos irmãos Grimm deste ano, é a mais engraçada e também a mais mal sucedida nas bilheterias. Com um elenco de novatos, exceto por Julia Roberts como a rainha má, é a exceção que leva todo o brilho de atuação e vestiário da produção da figurinista Eiko Ishioka (criadora de figurinos premiados pela academia como o de Drácula de Bram Stoker e também criadora do figurino do espetáculo Varekai do Cirque du Soleil).

Branca de Neve e O Caçador

Branca de Neve e o Caçador é a outra versão do conto, com uma atmosfera mais densa, gótica e sombria, é o conto que mais se aproxima do original. A atuação de Charlize Theron é o espetáculo a parte, assim como suas roupas criadas pela figurinista três vezes vencedora do Oscar com seu trabalho em Chicago (2002), Memórias de uma Gueixa (2006) e Alice no País das Maravilhas (2010).

Lincoln

Um filme de Steven Spielberg que representa a luta do ex-presidente Abraham Lincoln durante a guerra civil e seus esforços para unir uma América dividida. Em um ambiente regado por discursos célebres, Lincoln tem grandes chances de ser indicado a outras categorias, técnicas principalmente. Um figurino sóbrio e pouco detalhista foi empregado a produção.

image

GuiAndroid escreve todo dia 11.

0 comentários: