29 de dez de 2012

Estamos na Fila Especial: Os filmes mais esperados de 2013

Iron-Man-3-Wallpaper_03

por Caio Coletti
(TwitterTumblr)

A regra das sequências de blockbusters em Hollywood é: sempre faça maior, mais perigoso, mais impressionante, mais exagerado. As aventuras de Tony Stark, até agora, tem seguido essa progressão: Iron Man 2 e seus múltiplos vilões associados a derrocada da vida pessoal do herói, era uma narrativa de grandeza multiplicada se comparada ao primeiro filme da franquia. Iron Man 3, programado para 3 de Maio no Brasil, tem apenas um vilão, mas ainda parece representar mais perigo para Tony – e para sua companheira Pepper (Gwyneth Paltrow) – do que qualquer ameaça até agora. O Mandarim de Ben Kingsley pode se tornar o acontecimento nerd do ano, mas pode também colocar o Homem de Ferro abaixo.

A troca de comando na série levanta suspeitas… desnecessárias. Quem quer que conheça o currículo de Shane Black ou ao menos tenha visto o ótimo Beijos e Tiros, que refez a carreira de Robert Downey anos antes do próprio Iron Man, sabe que o moço é nome mais do que indicado e mais do que competente. No elenco, sai quase todo mundo que esteve na segunda aventura (as exceções são Downey, Paltrow, Don Cheadle e, er, Jon Favreau – que dirigiu os dois últimos filmes, passou a bastão para Black, mas continua atuando como o segurança pessoal de Stark, Happy Hogan), e entra gente do naipe de Guy Pearce na pele de um nanocientista e Rebecca Hall como uma bióloga e amiga de longa data do protagonista.

star-trek-into-darkness-poster-thumb-444x657-193086Quatro anos é um intervalo grande entre sequências para Hollywood. Ao passo em que Iron Man vai chegando a sua terceira aventura em meia década, o reboot de Star Trek comandado por J.J. Abrams em 2009 ganha continuação só agora. Marcada para 26 de Julho, Star Trek Into Darkness traz de volta toda a tripulação que fez do primeiro filme um inesperado sucesso para a franquia, à época parada por sete longos anos. Chris Pine, cada vez mais ator adulto e menos galãzinho juvenil, ainda é o Capitão Kirk nessa aventura que, segundo a sinopse, envolve “uma força invencível de terror vinda de dentro da organização da Enterprise”, “uma caçada humana em um planeta em guerra” e “uma arma de destruição em massa de um homem só”. No elenco a novidade é Benedict Cumberbatch, queridinho de toda uma geração de nerds por estrelar Sherlock, versão televisiva britânica do famoso detetive. Rumores dizem que o personagem do moço é Khan, lendário vilão da série de filmes originais. Karl Urban, Zoe Saldana, Zachary Quinto, Simon Pegg, Anton Yelchin e John Cho retornam na tripulação da nave espacial mais famosa da federação. O roteiro é comandado por Roberto Orci & Alex Kurtzman, dupla responsável por Transformers, e Damon Lindelof, um dos criadores de Lost.

manofsteelposter8888881999Bryan Singer não foi capaz de fazer um Superman que apele ao público do século XXI, como atesta a fraca bilheteria de Superman – O Retorno, de 2005, ainda que tenha conquistado a crítica com seu olhar nostálgico para a história de Clark Kent. A aposta da Warner Bros dessa vez é mais pontual, e mais segura: entregaram o roteiro a David Goyer e Christopher Nolan, parte da trupe responsável pela criação de um Batman mais realista e contemporâneo na nova trilogia do herói, e o resultado parece ter sido, pelo trailer lançado recentemente, um olhar humanizador sob Clark e seu alter-ego. Justamente o que o herói precisava, além de um diretor visualmente brilhante (Zack Snyder, de 300 e Sucker Punch) e um elenco matador (Amy Adams como Lois Lane, Russell Crowe como Jor-El, Michael Shannon como o vilão Zod, Kevin Costner e Diane Lane como Jon e Martha Kent, Laurence Fishburne como Perry White). Man of Steel está marcado para 12 de Julho. A capa do herói, aliás, será assumida por Henry Cavill, que já era um nome considerado para o papel em Superman – O Retorno. Trata-se do primeiro ator não-americano a interpretar o personagem.

a-good-day-die-hard-poster01Yippee ki-yay, mother Russia. Esse é o icônico slogan da quinta aventura de John McClane, com Bruce Willis do alto de seus 58 anos e Jai Courtney (Spartacus: Sangue e Areia) na pele de Jack, filho do personagem. Mary Elizabeth Winstead retorna como Lucy, a irmã de Jack que esteve em Duro de Matar 4.0, última investida do personagem nos cinemas, em 2007. No novo filme, John viaja para a Russia ajudar o filho, um operativo da CIA trabalhando para evitar um roubo de armas nucleares. Skip Woods (X-Men Origens: Wolverine) assume o roteiro, enquanto John Moore (Max Payne) senta-se na cadeira do diretor após Len Wiseman, ótimo diretor da aventura anterior, não ter aceitado se envolver na sequência. Novidades no elenco incluem, rumoradamente, a presença de Patrick Stewart (o próprio Professor X) como um general russo, além da confirmação de Cole Hauser (Separados Pelo Casamento) e do alemão Sebastian Koch (A Espiã). Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer, está marcado para 22 de Fevereiro no Brasil.

E para outros gostos…
Oz: Mágico e Poderoso – James Franco, Rachel Weisz – 8 de Março
Carrie, a Estranha – Chloe Moretz, Julianne Moore – 15 de Março
G.I. Joe: Retaliação – Channing Tatum, Bruce Willis, The Rock – 29 de Março
A Hospedeira – Saoirse Ronan, Diane Kruger – 29 de Março
Oblivion – Tom Cruise, Morgan Freeman – 12 de Abril
Todo Mundo em Pânico 5 – Lindsay Lohan, Charlie Sheen – 19 de Abril
Evil Dead – Jane Levy, Shiloh Fernandez – 19 de Abril
Velozes e Furiosos 6 – Vin Diesel, Paul Walker, The Rock – 24 de Maio
After Earth – Will Smith, Jaden Smith – 7 de Junho
The Great Gatsby – Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan – 14 de Junho
Universidade Monstros – Billy Crystal, John Goodman – 21 de Junho
World War Z
– Brad Pitt, Marc Forster – 28 de Junho
Meu Malvado Favorito 2 – Steve Carell, Al Pacino – 5 de Julho
Beautiful Creatures – Emmy Rossum, Emma Thompson – 12 de Julho
O Cavaleiro Solitário – Johnny Depp, Armie Hammer – 12 de Julho
The Wolverine – Hugh Jackman, James Mangold – 26 de Julho
Percy Jackson: Sea of Monsters – Logan Lerman, Stanley Tucci – 16 de agosto
Riddick – Vin Diesel, Karl Urban – 6 de Setembro
Mortal Instruments: City of Bones – Lily Collins, Jamie Campbell Bower – 6 de Setembro
Thor: The Dark World – Chris Hemsworth, Natalie Portman – 22 de Novembro
Jogos Vorazes: Em Chamas – Jennifel Lawrence, Josh Hutcherson – 22 de Novembro

0 comentários: