22 de dez de 2012

Top 05: As melhores músicas pop para pista de dança de 2012

373DD938A52246AD77FB9F7BEA4D5C14

por Caio Coletti
(TwitterTumblr)

No nosso post de 15 bons álbuns do primeiro semestre, a gente deixou um desafio no review do MDNA, álbum desse ano de Madonna: “tente achar alguma canção que te faça dançar mais que “Girl Gone Wild” em 2012”. Aparentemente, alguns artistas ouviram o chamado, e deram alguma competição de respeito para a rainha do pop. Não que ela tenha perdido essa majestade, claro. “Girl Gone Wild” é tão antêmica que até "Não Para de Rodar", paródia da artista pop pastiche Ximbica, virou hit.

Os cinco selecionados abaixo podem se curvar a rainha, mas também vão fazer você botar fogo na pista de dança:

1ª posição – “Doin’ Dirt” – Maroon 5

Os hits do Maroon 5 podem até ter chegado as casas noturnas mais alternativas algumas vezes (sem contar remixes, por favor), mas até pouco tempo atrás era dificil imaginar os californianos fazendo uma música pronta para a pista de dança. “Doin’ Dirt” é a prova de que eles não passam nem perto de serem limitados em sua musicalidade. A influência disco que permeia o Overexposed encontra o ápice aqui, com um refrão matador e um espírito que só podia vir deles: diversão com um toquezinho mínimo de coração partido.

2ª posição – “Fuck U Betta” – Neon Hitch

A moça não chegou a lançar álbum, mas quem precisa disso quando se tem um single como “Fuck U Betta”? A gente ainda quer a estreia oficial da Neon, mas a verdade é que ela já roubou um pedacinho do ano com essa canção co-escrita com um trio de amigos e produzida por Benny Blanco, um dos destaques da área em 2012. A premissa do refrão é de puro brilhantismo pop. Neon explica: “eu escrevi depois de terminar com um namorado que estava saindo com uma supermodelo. eu disse: ‘ela é mais bonita do que eu jamais serei, mas ela faz tão bem quanto eu?’”. A gente duvida, Neon.

3ª posição – “Let There Be Love” – Christina Aguilera

A parceria Aguilera-Max Martin rendeu um dos melhores singles do ano, "Your Body", mas é nessa “Let There Be Love” que os dois encontram a sintonia certa. Christina entra em cena como uma diva da dance music já pronta, praticando o que um crítico chamou de “seu habitual bullying vocal” e abatendo cada nota com a garra e o alcance que são só dela. Já o produtor sueco, conhecido por comandar o pop dos anos 90 (leia-se Backstreet Boys, Britney Spears e afins), capricha nos sintetizadores à la Ibiza.

4ª posição – “Heartbreak on Hold” – Alexandra Burke

Alexandra Burke é a quinta ganhadora do X Factor britânico, e já está no segundo álbum da carreira. Adiado, mudado e exaustivamente trabalhado, Heartbreak on Hold mesmo assiim não conseguiu levantar a carreira da moça. Pelo menos ela pode se vangloriar de ter uma das melhores músicas para pista de dança do ano com essa faixa-titulo, escrita e produzida por David Gamson, que tem no currículo trabalhos com Ke$ha, Kelly Clarkson, Adam Lambert e Diana Vickers. O refrão é daqueles que não dá pra resistir.

5ª posição – “Pop That Lock” – Adam Lambert

Um toque de dubstep e um vocal absolutamente matador para uma produção brilhante são o que fazem “Pop That Lock” a canção definitiva do popstar definitivo de 2012. Lambert alcança as notas com facilidade impressionante, os sintetizadores e baixos distorcidos dos produtores Robert Marvin e Josh Crosby fazem o trabalho de manter a pista de dança acesa e o breakdown no meio da canção se molda como uma das mais simples e mais interessantes abordagens do dubstep no ano (e não foram poucas!).

0 comentários: