23 de dez de 2012

Três álbuns/EPs de Natal para ouvir nos próximos dias

Christmas-Tree

por Vanessa Dias
(TwitterTumblr)

As festas de fim de ano parecem prósperas para os artistas do mundo da música. Entre os meses de outubro e dezembro, cantores dos mais variados estilos resolveram entrar no clima natalino, produzindo seus próprios álbuns/EPs de Natal para o feriado deste ano. Partindo de jingles clássicos de Natal, produções com clima tropical ou até mesmo com um tom mais humorístico de celebrar a data, uma coisa é clara: Todos os artistas foram unanimes ao comentarem em entrevistas sobre a satisfação que sentiram ao produzirem seus EPs, que contam – sem exceção – com a participação especial de outros grandes nomes da música.

CeeLo's Magic Moment (CeeLo Green) – 29 de outubro, Elektra Records.

Ao ouvir o álbum de CeeLo Green, não é difícil fechar os olhos e imaginar-se a beira de uma lareira em uma típica noite natalina norte-americana, coberta por cookies e neve. Contando com quatorze faixas ao todo, o álbum de Green reproduziu e atualizou clássicos do Natal americano – como as faixas “Baby, It’s Cold Outside”, em parceria com Christina Aguilera, e “All I want for Christmas” – de forma tão espirituosa que é como se o cantor tivesse esperado o ano todo para prender as pessoas sob um visco e transportá-las para o clima natalino. Apesar de haver momentos mais sóbrios, como a melancólica “River”, as músicas são em geral embaladas por um jazz descontraído, e contam com participações especiais de nomes como Rod Stewart, Straight No Chaser, Trombone Shorty, além da já citada Aguilera. Outro ponto que merece destaque é a música “All I Need Is Love”, em uma parceria curiosa com ninguém menos que Muppets, remixada com a amada “Mahna Mahna”. É um álbum que vale a pena ser ouvido, especialmente para os amantes dos padrões de Natal.

A Very Merry Perri Christmas (Christina Perri) – 16 de Outubro, Atlantic Records.

Cristina Perri incorporou o classicismo natalino em seu novo EP, que conta com seis faixas ao todo. Os apreciadores de canções serenas e típicas desta data vão adorar saber que músicas como “Please Come Home For Christmas” e “Merry Christmas Darling” estão deliciosamente prazerosas de se ouvir na voz de Perri. A cantora se aprofundou tanto nos clássicos de Natal que seu EP conta até com versões de “Happy Xmas (War Is Over)” e “Ave Maria”. Perri admitiu em entrevista que quis produzir o EP à vida inteira, já que cantava estas músicas desde os três anos de idade: “Este EP é uma coleção das minhas canções favoritas de Natal de todos os tempos (...) eu e meu irmão escrevemos sobre encontrar o Natal onde estiver no mundo, porque ele vive em seu coração”. O álbum conta com participações especiais de Michelle Branch, LP, Bushwalla e Boys Like Girls.

Christmas in the Sand (Colbie Caillat) – 23 de Outubro, Republic Records.

Músicas que combinam Natal com sol e água salgada: só podia ser um álbum de Colbie Caillat. A californiana inovou-se entre os EPs de Natal com seu álbum – com doze faixas no total – com temática ensolarada e praiana (uma característica marcante da cantora e de suas músicas). Ela, que produziu o álbum junto com o pai (Ken Caillat) explica a escolha do tema: “Eu tenho tantas memórias quentes e ensolaradas do Natal, literal e figurativamente. Natal significa família, tradição e espírito de dar e partilhar, mas quando você cresce na Califórnia, também significa um dia de sol e praia!”. Convenhamos que muitos brasileiros também se identificarão com este clima no feriado do bom velhinho – o que só torna o álbum ainda mais legal de ouvir. O álbum de Colbie conta com quatro canções originais, incluindo a divertida faixa-título. A californiana também se aventurou em alguns clássicos, como “Santa Claus It’s Coming to Town” e “Baby, It’s Cold Outside”, em parceria com Gavin DeGraw, e surpreendeu ao colocar mesmo nos clássicos seu típico timbre de areia e férias.

0 comentários: