6 de dez de 2012

Você precisa conhecer: Revelações 2012 – Emeli Sandé

emeli

por Caio Coletti
(TwitterTumblr)

Adele Emeli Sandé preferiu usar o segundo nome de batismo quando lançou a carreira artística, por motivos óbvios. Em 2007, após aparecer na canção "Diamond Rings", do rapper Chipmunk, ela se tornou uma das compositoras mais requisitadas do mundo do R&B e engatou outra parceria, dessa vez com Naughty Boy, em "Never Be Your Woman". O contrato para um álbum solo veio em 2010, com a EMI, seguindo-se da projeção como featuring para o badalado rapper inglês Professor Green no hit "Read All About It".

O single de estréia da moça, “Heaven”, movimentou algum buzz em torno dela, especialmente no Reino Unido, e ganhou destaque em blogs de música no mundo todo. Não à toa: a canção é ainda uma das mais brilhantes do ano.

Ainda antes do álbum veio "Daddy", ótima canção em que Naughty Boy retornava o favor da colaboração anterior. O rapper também produziu e co-escreveu uma boa parte de Our Version of Events, lançado no dia 10 de Fevereiro e encabeçado por "Next to Me", primeiro single solo de Emeli a chegar ao top 10 das paradas britânicas.

Destaque, no álbum, para "Hope", canção co-escrita e produzida por Alicia Keys. e para a ótima “My Kind of Love”, que depois virou single e ganhou um comovente vídeo estrelado pela cantora e uma irmã (ou “parceira”, fica aberto a interpretações) fictícia que sofre de uma doença terminal.

Emeli escreveu para uma série de artistas britânicos, entre eles o rapper Tinie Tempah (com quem fez dueto em "Let Go") e a cantora de R&B Alesha Dixon, à quem deu o hit britânico "Radio". Seu mais recente single é “Clown”, que ganhou belo clipe com tratamento de filme mudo e mensagem sobre não se render a ordem de terceiros e ser você mesmo. Na voz de Emeli, como qualquer coisa que ela cante, soa lindamente original e verdadeiro.

0 comentários: