15 de fev de 2013

Review: Person of Interest, 02x15 – Booked Solid

por Caio Coletti
(TwitterTumblr)

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

Person of Interest quase sempre tem um sabor de história de detetive em suas tramas semanais. A tensão para saber se o número indicado pela máquina dessa vez é a vítima ou o executor do cirme, e a forma como Reese e Finch tem que cavar o passado das pessoas que vigiam para descobri-lo sempre deu a série um tom Agatha Christie/Arthur Conan Doyle. “Booked Solid” começa com uma exploração direta desse pressuposto, e talvez por isso seja tão saboroso: Reese e Finch precisam se infiltrar em um hotel, para vigiar uma camareira chamada Mira e descobrir, em uma semana movimentada do estabelecimento, de onde está vindo a ameaça.

Ver Jim Caviezel e Michael Emerson sob disfarces é sempre um deleite, e é especialmente bom ver que Mr. Reese voltou a ser um ser pensante, depois das escorregadas que o último episódio reservou a ele. É ele que localiza o time organizado de assassinos que está entocado observando Mira (em uma cena engenhosa no melhor sentido que essa série pode trazer), e suas ações não são apenas premeditadas, como certeiras. Ah, e ele voltou a ser o Mr. Reese kick-ass que povoa os melhores momentos da série. Caviezel parece grato por isso, e ainda encontra o ponto certo para soar canastrão e charmoso em uma única fala.

O subplot da vez envolve Carter sendo entrevistada para se tornar agente do FBI, o que envolve passar por um detector de mentiras. Finch a aconselha que minta numa das primeiras questões triviais para enganar a máquina, e as coisas saem bem até que lhe é dito  que seu atual “ficante”, o Detetive Cal Beecham (Sterling Brown), está sendo investigado por algo que o agente federal a entrevistando não pode revelar. É bom voltar um pouco aos meandros românticos de Carter, especialmente porque essa série não tem dado a Taraji Henson o espaço que ela merece. Sua atuação aqui, como sempre, é natural e bem calculada, com uma consistência de personagem impressionante.

Mr. Reese, por sua vez, acaba topando com Zoe Morgan (Paige Turco, sempre um poço de elegância e sagacidade de olhar) no hotel, e a cena perto do final, compreendendo um flerte entre os dois, é um deleite de se assistir. “Booked Solid” é divertido, não deixa de delicadamente tocar em detalhes da história maior dessa temporada, e ainda tem tempo para mostrar que Person tem os personagens mais bem construídos da televisão de ação americana.

***** (4,5/5)

Próximo Person of Interest: 02x16 – Relevance (21/02)

0 comentários: