2 de mar de 2013

Review: The Following, 01x06–The Fall

01
por Thiago Santos
(Tumblr)
ATENÇÃO: esse review contem spoilers!
“The Fall” foi um episódio que provou que Joe Carroll tem muito mais poder do que se imagina. O episódio começa dando sequência ao final do anterior quando Ryan Hardy (nosso protagonista) fica na mira da arma de Paul, assim que encontra o pequeno Joey. Ao contrário do que se fez entender no episódio anterior o personagem responsável pelo sequestro de Claire não é o tal Roderick (aparentemente o seguidor mais antigo e braço direito de Carroll); na verdade ele se chama Charlie e é mais uma das peças do jogo de Carroll. Charlie se declara como o seguidor de Claire, o que confesso me fez pensar que talvez outros personagens tenham seus próprios seguidores, como Ryan (às vezes chego a desconfiar que a agente Parker seja a seguidora dele, ela é bem suspeita).

Ryan Hardy consegue fazer muitos jogos psicológicos com o trio (Paul, Jacob e Emma), fazendo com que eles entrem em alguns conflitos sobre seu relacionamento a três, aliás ele define muito bem o relacionamento deles – “Paul, você é apaixonado pelo Jacob, Jacob é apaixonado pela Emma e ela controla vocês dois, interessante” – contudo os jogos de Ryan enfraquecem um pouco, ele não se importa tanto com seu destino. Quando existe alguma outra vítima em questão, no entanto, seus métodos mudam um pouco e é aí onde entra aquela asiática, Megan (que já deveria ter morrido faz tempo, btw...). O celular do herói da série é usado como maneira de contato direto entre o pessoal que está na fazenda e os agentes do lado de fora e o até então desconhecido Roderick matem contato com Emma por um email criptografado (o qual Mike – o nerd de computadores do FBI – não consegue descriptografar) e assim arquitetar alguma forma de fuga para os seguidores de Carroll.

Além dos flashs sobre o seguidor Charlie, mostrando como ele era quando conheceu Carroll, quantos matou e peculiaridades do personagem, nesse episódio conhecemos um pouco da história e do passado da agente Parker, inclusive descobrimos que a agente especializada em seitas na verdade já foi parte de uma, junto a sua família, e que devia ter entregado sua virgindade ao líder da seita, mas não o fez, sendo então expulsa de onde vivia e fazendo seus pais perderem a posição que ocupavam. E, pasmem, seus pais estavam de acordo com a filha dar sua virgindade para o líder. Então já sabemos o porquê dela ter se especializado em seitas e o motivo do seu relacionamento conturbado com os pais (que ela demonstra durante o episódio em uma conversa via celular com Emma, seguidora de Carroll que matou a própria mãe).

O poder de persuasão de Carroll é tão grande que ele tem até policiais o seguindo fielmente, o que é o caso da polical local loirinha com cara de boba que deu um tiro em Mike; além disso, o tal Roderick realmente tem poder, pois mandou alguns atiradores resgatarem Emma e Joey e levá-los para outro lugar. Claire conseguiu ser encontrada e se livrou do seu sequestrador apaixonado, Charlie, que fugiu da polícia assim que ela chegou ao local do cativeiro.

O episódio é cheio de ação, uma característica clara da série, e proporciona uns momentos de tirar o fôlego, tiroteios, lutas e momentos de tensão psicológica. Olívia Warren, a advogada de Carroll, continua sendo uma marionete do serial killer e servindo de porta voz dos seus recados para o mundo. Carroll a faz inclusive alegar que ele sofre abusos por parte do FBI, demonstrando que é óbvio que ele não dá um passo sem já ter pensado na caminhada inteira. Então o que será que o vilão está planejando? O pequeno Joey ainda está nas mãos de Emma, mas a “Dona Flor” da série abandonou seus dois maridos ao destino e fugiu sozinha. Paul levou uma ou duas facadas de Ryan e agora está fugindo e sangrando sozinho com seu (lindo e maravilhoso) amor Jacob. Ansiosos para o próximo episódio? O que mais Joe Carroll tem em mente? Mais alguém além de Claire é ou era seguida de perto por membros do grupo de Carroll? Joey vai ficar muito tempo nas mãos de Emma e do resto do “Clã Carroll”? E afinal quem é esse Roderick?

Muitas perguntas que The Following vem despertando nos expectadores, não é? Agora é esperar e ver quais delas serão respondidas no próximo episódio.

                                 Próximo The Following: 01x07 – Let Me Go (04/03)

02

0 comentários: