17 de jun de 2013

“Essa geração foi pro Vinagre!”

971635_638797042814654_1342305235_n

por Caio Coletti

17 de Junho de 2013 é um dia que a minha geração vai lembrar para sempre, mas principalmente um dia que esperamos que a história do Brasil nunca esqueça. 100 mil pessoas no Rio de Janeiro. Uma estimativa de 60 mil em São Paulo. E mais pelo menos duas mãos cheias de cidades ao redor do Brasil aderindo a uma manifestação comum que vai ganhar ainda mais adeptos nos próximos dias. Usa-se expressões como “o gigante acordou”, “o Brasil acordou”, “o Brasil vai parar”. Talvez simbólica como nunca na foto acima (do momento mais lindo de todas as manifestações, na humilde a opinião deste que vos escreve) está a verdade: estamos simplesmente tomando o que é nosso para tomar. Estamos só começando, mas agora me deixem dar uma pequena lição de moral a qualquer um que se ponha contra isso.

Essa é a geração que vocês chamam de acomodada. Essa é a geração que vocês chamam de bitolada, alienada e limitada pela própria "adoração pela tecnologia". Pois é, parece que amamos tanto a tecnologia que a usamos para organizar a maior rede de protestos inteligados da história, talvez precedida apenas pela Primavera Árabe (que, não por coincidência, também foi um movimento largamente baseado na organização virtual). Pois é, parece que entendemos o quando, o como e o porquê a nossa atenção deve se voltar para assuntos “importantes de verdade”. Pois é, parece que não somos um bando de hedonistas egoistas (para o inferno com a rima involuntária!). Pois é, parece que nos importamos com o nosso país.

Ouso dizer até que nos importamos mais que você, senhor balzaquiano que até ontem nos chamava exatamente de tudo isso que eu enumerei ali em cima, e agora reclama quando nós tomamos a rua e te impedimos de receber a dose diária de informação pré-digerida no Jornal Nacional. Agora somos “baderneiros”, “vândalos”, e nossa luta é ilegítima, não é? Pois que fique bem claro: nós não vamos te levar a sério, senhora dona de casa leitora da Veja, enquanto você não fizer o mesmo conosco. Sua hipocrisia nos causa repulsa, e mais, nos motiva. Lutamos em dobro porque sabemos que lutamos, de muitas formas, sozinhos.

Nós não vamos nos preocupar com vocês, pessoas de opinião inconsistente que se deixam levar pelo que a grande mídia lhes diz, que pagam o preço que o governo quiser enfiar pelas suas gargantas. Ao que tudo indica, temos coisas bem mais importantes a fazer. Temos que lutar contra repressão governamental e policial, temos que continuar divulgando em nosso meio de preferência, a internet, tudo aquilo que a televisão e os veículos impressos não divulgam. Há uma pureza incontestável nessa nossa forma (algumas vezes mais informal, outras nem tanto) de fazer jornalismo: nós não vamos perder dinheiro se irritarmos alguém poderoso.

Nós não estamos tentando destruir a democracia que vocês construíram. Pelo contrário, estamos lutando pelo direito de exercê-la. Se há algo capaz de causar as reações mais passionais e extremas na nossa geração, é a luta pelo nosso direito de expressão. Pela nossa liberdade de discurso. Tire isso de nós, tente calar-nos com balas de borracha e gás lacrimogêneo, e nós vamos começar a gritar realmente alto. Vocês, que chamavam a nossa “geração perdida” de “ovelhinhas amestradas”, saibam: somos leões. Ouça-nos rugir. Estamos lutando pela nossa dignidade mas, muito mais até, pela sua. Mesmo que muitos de vocês não mereçam esse esforço todo.

16jun2013---grupo-fez-uma-manifestacao-em-berlim-na-alemanha-neste-domingo-16-em-solidariedade-aos-protestos-contra-o-aumento-na-tarifa-do-transporte-publico-que-tomaram-as-grandes-cidades-do-brasil-1371414040217_1920x10

“Botaram Mentos na Geração Coca-Cola”

2 comentários:

Lukas disse...

Lagrimas.

Viviane Celente disse...

Caio!! Eu não sabia que você escrevia pra um blog! Mais do que isso, reuniu toda essa galera! Eu lembro de, há algum tempo já, ter entrado na página do facebook d'O Anagrama, ter gostado e curtido, mas não a ponto de entrar no blog e conhece-lo. Aí, hj, no news feed do meu face, "Você conhece a equipe d'O Anagrama?" e a sua foto em baixo com várias outras. Sem me atentar ao conteúdo do post e te reconhecendo na imagem, logo pensei 'Olha! Será que ele participou de alguma coisa e agora estão colocando a foto dos vencedores?'. Curiosa, entrei no blog e, quando prestei mais atenção(foi quando me senti tola) entendi! Eu achei muito incrível! Muito legal, mesmo! Muito bem feito o blog! Parabéns!! Ah, o texto ficou ótimo :)