14 de jun de 2013

Review: Hannibal, 01x12 – Relevés

Hannibal-Episode-1-12-Relev-s-hannibal-tv-series-34600712-3000-1996

por Andreas Lieber

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

Ah oui, voltamos para o começo com um relevé! Com uma definição um pouco mais difícil essa semana, o nome do episódio vem de um prato que permeava as refeições principais na culinária francesa antiga. Assim como uma entrée, um relevé é algo servido antes do, ou de algum dos, pratos principais em um grande almoço ou jantar. Servindo para a mesma finalidade em Hannibal, o décimo segundo episódio e penúltimo da temporada, “Relevés”, tem como função reintroduzir o plot geral dessa parte da história e nos preparar para o grand finale! Ou, como diriam em Hannibal, para o tão aguardado plat principal.

Quando Georgia, a moça que sofria de Síndrome de Cotard e nos foi apresentada no 01x10, é vítima de uma armadilha que resulta em sua morte dentro da própria cápsula de oxigênio onde se encontrava em recuperação, Will começa a juntar dois casos que até então achavam-se separados. Formulando a hipótese de que Georgia não se matou e que também não assassinou o Dr. Chilton, ele expõe a grande trama obscura: o copycat do Chesapeake Ripper havia matado o neurologista e tentado incriminar Georgia… ou pior, o próprio Will. Com Jack relegando tal teoria ao absurdo e se concentrando, novamente, em Abigail Hobbs e no livro que Freddie Lounds está a escrever sobre sua vida, as coisas saem um pouco do controle.

Will, que acredita estar melhor quando sua febre passa, leva Abigail para sua antiga casa em Minnesota e acaba por descobrir toda a verdade sobre a garota: que ela havia realmente matado o moço Nick Boyle e servia de isca para as garotas que seu pai matava. Enquanto isso, temos o primeiro contato da Dra. Du Marier com alguém além do Dr. Lecter ao vermos uma visita de Jack para interrogá-la sobre Hannibal. E como é engraçado ouví-lo dizer: “Not that I think Dr. Lecter is dangerous”, mesmo suspeitando que ele sabia mais do que alegava… sobre tudo.

Em um episódio extremamente importante para o contexto e rumo que a história está tomando na primeira temporada, “Relevés” nos entrega a morte de mais uma personagem: Abigail. No final, ao fugir de um Will não muito são, ela cai nas garras do Dr. Lecter, que confessa ter ligado para seu pai e no fim desculpa-se por não conseguir protegê-la. Com um Jack sem saber para que lado atirar, acreditando que Abigal é também uma assassina, mas inclinado a pensar, por sugestão de Hannibal, que Will é o assassino copycat, temos um prelúdio de season finale com todas as suas peças se encaixando.

Mais uma vez, o episódio atingiu o ápice da boa fotografia, com atenção para cenas como a morte da jovem Georgia que, ao pentear os cabelos com um pente de plástico, criou energia de atrito e foi engolida por chamas em uma cena brilhantemente horrível. Atenção também para Will vendo o fantasma da moça pegar fogo e se transformar no cervo gigante em seus sonhos e na cena, tavelz a mais “heartbreaking” da série, quando Abigail percebe que irá morrer. Estamos todos ansiosos pela semana que vem e o season finale que, espera-se, seja digno de Hannibal.

4/5(****)

981656_570009203021854_1512550638_o

Próximo Hannibal: 01x12 – Savoureux (20/06)

0 comentários: