19 de jul de 2013

Review: Wilfred, 03x06 – Delusion

WILFRED: Episode 6: Delusion (Airs Thursday, July 18, 10:00 pm e/p). Pictured: (L-R) Elijah Wood as Ryan, Fiona Gubelmann as Jenna. CR: Prashant Gupta/FX

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

“Delusion” é um lembrete oportuno, bem no centro da terceira temporada de Wilfred, que essa é uma trama bastante dark para uma comédia sobre um homem que vê um cachorro como humano. Ryan, não importa o quanto tenha mudado nesses três anos de série (e é inegável que o personagem tenha feito um longo caminho), ainda é um homem que tem muitos problemas em se relacionar com certas partes de si mesmo, e que tende a escolher o caminho mais fácil em detrimento da sinceridade. O episódio dessa semana deixa isso bem claro projetando a insegurança do protagonista em sua amizade com a vizinha Jenna.

Deixado em marcha lenta desde a metade da segunda temporada, a paixonite de Ryan por ela volta a ser a pauta da série aqui. Os roteiristas foram inteligentes ao tirar essa questão do centro da trama, dando espaço para storylines que não existiriam caso se insistisse em manter o casal principal se sondando eternamente. A história de Ryan com Amanda foi pivotal para a jornada do personagem, como os ecos dela provaram no começo dessa temporada, e manter Fiona Gubbelman um pouco fora dos holofotes deu espaço para que a atriz fizesse sua personagem respirar e trascender o “apenas adorável”.

Em “Delusion”, até a crise de Jenna quanto ao seu aniversário de 30 anos é crível, sublinhada por uma cena preciosa entre ela e Ryan. O personagem de Elijah Wood recebe em seu e-mail um convite para a festa-surpresa organizada pelo marido da moça, Drew, mas demora menos de algumas horas para decidir que os planos dele são horríveis e tomar as rédeas da festa. Ao mesmo tempo, Wilfred descobre que, aos 9 anos, está envelhecendo para um cachorro, e se torna obcecado em escrever uma autobiografia e dar de presente para sua dona.

Como sempre, a storyline de Wilfred existe para ir de encontro a de Ryan no final do episódio, mas o que faz a diferença em “Delusion” é a escolha que é dada ao protagonista nas cenas derradeiras, e a decisão que ele toma. É dificil adivinhar o quão apegada ao proprio status de continuidade Wilfred é, mas o realce dado aos aspectos mais sombrios da trama já são uma ousadia mais do que bem vinda.

***** (4,5/5)

MV5BMTQzODgzMDgzM15BMl5BanBnXkFtZTcwMDgwNTA3OQ@@._V1._SX640_SY427_

Próximo Wilfred: 03x07 – Intuition

Caio

0 comentários: