21 de jan de 2014

Review: Mom, 01x14 – Leather Cribs and a Medieval Rack

ent_mom_clip_011714_640x360

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

por Caio Coletti

Às vezes, só às vezes, Mom é capaz de uma sutileza emocional e dramática que não pertence, absolutamente, a série que vemos 90% do tempo em tela. Um desses momentos foi o carro-chefe do melhor episódio da temporada de estreia até agora (o 01x11, “Cotton Candy and Blended Fish”), e outro deles aparece bem no final de “Leather Cribs and a Medieval Rack”. Esse é daqueles capítulos em que, apesar do total descomprometimento com a estrutura de uma narrativa convencional, Mom consegue construir piadas sólidas – especialmente na primeira metade – e ao mesmo tempo apresentar uma evolução no grande tema da série, o relacionamento quebrado entre Chrisy e Bonnie.

Depois de descobrirem pequenas mentiras que contaram uma para a outra, as duas resolvem que está na hora de serem honestas sobre tudo que esconderam desde sempre. Isso até Bonnie confessar que, ao contrário do que disse para Christy sua vida inteira, ela sabe quem é o pai da moça. Depois de uma bela cena que dá a Allison Janney a oportunidade de exercitar seu talento dramático (o resultado, como esperado, é bastante pungente), Christy resolve ir conhecer o pai, interpretado por Kevin Pollak (Meu Vizinho Mafioso 2). Exatamente no momento em que Mom poderia descambar para o dramão, Chuck Lorre e cia surpreendentemente escolhem escrever uma cena quieta, discreta, realista e até melancolicamente engraçada.

“Leather Cribs and a Medieaval Rack” mostra, acima de qualquer coisa, que Mom pode ter um longo futuro pela frente, se quiser. Amarrar as “quase-tramas” da semana ao tema abrangente da relação entre Christy e Bonnie, e até construir subtramas que lidem com a questão da maternidade/paternidade (nessa semana, vemos Violet e Luke tendo que lidar com um Roscoe desobediente e discutindo a criação do prório filho ainda não nascido), é um jeito perfeito de garantir que esses personagens continuem evoluindo, e que a série continue tendo espaço para, se quiser, mudar o jogo e renovar seu formato.

Observações adicionais:

- “You told me you were broke” “Emotionally!”

✮✮✮✮✮ (4,5/5)

104340_d0382b

Próximo Mom: 01x15 – Fireballs and Bullet Holes (27/01)

0 comentários: