3 de mar de 2014

Oscar 2014: Adeus, ABC, quem manda agora é a mídia social

1620795_852649968083400_315305735_nJennifer Lawrence, Channing Tatum, Meryl Streep, Julia Roberts, Ellen Degeneres, Kevin Spacey, Brad Pitt, Bradley Cooper, Lupita Nyong’o, Angelina Jolie – 9 Oscar e 18 Globos de Ouro em uma só foto

por Caio Coletti

2014, século XXI, smartphones, mídia social e era de Acquarius: o acontecimento mais comentado da entrega do Oscar da noite passada (02) foi uma selfie. Postada por Ellen Degeneres, apresentadora da premiação, em sua conta no Twitter, a foto que reúne-a com vários dos astros e indicados da noite foi tão retweetada que derrubou o sistema do site por um tempo. Ellen quebrou o recorde que antes pertencia a Barack Obama como a foto mais repostada da rede social – no momento em que este que vos fala desenhava essas linhas, eram mais de 2 milhões e 600 mil retweets.

A performance de Ellen na premiação foi suave, esperta e sem controvérsas como o esperado, brincando com familiaridade com os indicados, a duração do show e os apresentadores. O lado de apresnetadora de daytime show ficou evidente, mas nesse clima a cerimônia foi se desenrolando com bastante naturalidade, um bônus para uma premiação que sempre parece um pouco planejada demais – em completa oposição ao caos do Globo de Ouro ou do VMA, por exemplo.

Também nas mídias sociais repercutiu a injustiça perpetuada da noite: mesmo depois de toda a comoção online clamando pela entrega do prêmio para Leonardo DiCaprio por sua performance em O Lobo de Wall Street, a estatueta de Melhor Ator foi mesmo para Matthew McConaughey por Clube de Compras Dallas. Mesmo a escolha não tendo sido inesperada, uma vez que McConaughey veio ganhando todos os prêmios anteriores da temporada pela mesma atuação, a internet não se furtou de suas piadinhas quando DiCaprio, indicado já pela quinta vez, perdeu novamente.

1508532_584524344970553_1583635000_nImagem que circulou no Facebook na noite de ontem

Por falar em premiações esperadas (ou melhor, previsíveis), nenhuma das categorias principais apresentou qualquer surpresa em 2014. A Academia preferiu confirmar tendências ditadas pela temporada de prêmios que a antecedeu, e o resultado foi um show que não pôde evitar de ser morno, mesmo com uma das melhores produções dos últimos anos do Oscar. Segue a lista com os principais vencedores, e o melhor discurso da noite (do próprio McConaughey, inclusive):

Melhor Filme: 12 Anos de Escravidão (review)
Melhor Atriz: Cate Blanchett, Blue Jasmine
Melhor Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão
Melhor Ator: Matthew McConaughey, Clube de Compras Dallas
Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto, Clube de Compras Dallas
Melhor Diretor: Alfonso Cuarón, Gravidade (review)
Melhor Roteiro Adaptado: 12 Anos de Escravidão, por John Ridley
Melhor Roteiro Original: Her, por Spike Jonze (review)
Melhor Fotografia: Gravidade, por Emmanuel Lubezki
Melhor Trilha-Sonora: Gravidade, por Steven Price
Melhor Figurino: O Grande Gatsby, por Catherine Martin (review)

E agora nós vamos terminar o artigo com uma foto de Meryl Streep comendo pizza, porque essa é a própria definição da awesomeness do Oscar. Até o ano que vem.

1962725_665352800188539_77896395_n

1 comentários:

bones disse...

Falou tudo, Caio.
Eu não torcia pelo Leo, por algum motivo acho que em algum momento da carreira ele vai ganhar um premio pelo conjunto do trabalho.
O que achei fantástico ontem foram os cenários, belíssimos!!!!
Quanto a mídia, que bom! Finalmente estão utilizando essa função para as midias sociais. Poderiam dispensar os comerciais de todas as series de tv a passar a promover "selfies" com anúncios de celulares, carros, emagrecedores, enfim.... Acho que muita gente procurou qual o modelo do celular da Ellen, e daqui a um ano tem gente vai se lembrar desse episodio e do celular mas é provável que não lembre de quem venceu o que.

Abracos, Bon3s.