3 de abr de 2014

Review: The Blacklist, 01x18 - Milton Bobbit

Curta The Blacklist Brasil no Facebook! 

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

por Caio Coletti

Na sua sequencia de abertura, antes do logo da série e o nome do episódio aparecerem na tela, "Milton Bobbit" retrata um homem chegando em seu apartamento para encontrar um enorme estoque de plantas e cogumelos psicotrópicos, que ele bate em um liquidificador antes de se sentar, ligar luzes artificiais de bronzeamento, colocar óculos de proteção e... retirar o nariz protético. O último take dessa abertura, focado no grotesco rosto e o corpo cheio de machucados do personagem-título, é uma das mais grotescas, pulp e excitantes introduções de blacklister da semana em um bom tempo.

Tudo isso para dizer que, essencialmente, "Milton Bobbit" é The Blacklist entendendo que pode ser o melhor de dois mundos: espirituoso, com Red em sua melhor forma satírica (e James Spader se divertindo como nunca), o último capítulo antes do hiatus que vai durar até o próximo 21 de Abril mostra que a série nunca esteve tão consciente de suas forças e da forma certa de contar uma história. Depois de Liz descobrir o segredo de Tom (ou melhor, descobrir que Tom tem um segredo, que nem ela nem nós, espectadores, sabemos exatamente qual é) no episódio passado, nessa semana a série prova que sabe lidar com as consequencias emocionais e práticas desse desenvolvimento.

O resultado é que ficamos com duas tramas paralelas. Enquanto Liz investiga, ao lado de Red, para descobrir mais sobre os superiores de Tom e suas verdadeiras intenções, e precisa manter a encenação de casal feliz dentro de casa, o personagem de Spader dá ao FBI mais um caso a título de distração. Milton Bobbit, conhecido como The Undertaker, é o homem para se contratar quando se quer um assassinato perfeito: ele encontra pacientes com doenças terminais e os convence, através da promessa de que as famílias vão receber muito dinheiro, a matar os alvos dos seus clientes e, em seguida, cometer suicídio.

Como de costume em The Blacklist, existe uma nobreza torta nos atos desse criminoso, assim como existe uma hipocrisia disfarçada nos atos das instituições em geral, mais especificamente o sistema de saúde nesse episódio. Essa lógica toda acaba conduzindo o episódio a uma conclusão violenta e um tanto amarga, mas sem dúvida nenhuma satisfatória. Uma das coisas que a série melhor aprendeu nesse tempo no ar é como fechar as jornadas de personagens mesmo que eles não estejam em tela por mais de um episódio. Interpretado por um ótimo Damian Young (Californication), Milton é sem dúvida um dos blacklisters mais memoráveis até agora.

Observações adicionais:

- Sobre as datas do final dessa primeira temporada: o episódio 19 vem no dia 21 de Abril, e em seguida temos mais três episódios. O finale vai ao ar no dia 12 de Maio.

✮✮✮✮✮ (4,5/5)


Próximo The Blacklist: 01x19 - The Paviovich Brothers (21/04)

0 comentários: