3 de abr de 2014

Review: Mom, 01x21 - Broken Dreams and Blocked Arteries

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

por Caio Coletti

Em suas muitas facetas de um memo tema (arrependimento e novas tentativas), Mom está numa posição ideal para trazer perspectivas diferentes sobre um "efeito colateral" desse tipo de storyline: a culpa. Durante o começo da temporada, o jogo da culpa foi uma marca muito forte do relacionamento entre Bonnie e Christy, e ainda é parte integrante da série por meio dos diálogos entre as duas em que a personagem de Anna Faris relembra as faltas e ausências da mãe. Com a entrada de Alvin, o pai de Christy que abandonou Bonnie durante a gravidez, Mom parece querer fazer novos retratos desse mesmo processo.

Essa intenção fica clara nas interações entre Kevin Pollak e Allison Janney, ele em sua mais plena forma quando troca diálogos com ela, e ela sempre em seu estado dominante de cena. A série encontra nesses momentos, e nessa relação antagônica e ambivalente (ambos tem motivos para "culpar" o outro por problemas em suas vidas), um dos primeiros paradigmas de sua premissa, mesmo que em "Broken Dreams and  Blocked Arteries" a trama envolvendo os dois seja a mais fraca do episódio.

Pré-season finale, o capítulo da semana prefere dar prioridade, como Mom tem feito já há alguns episódios, para a storyline de Violet. A moça passa por dramas adolescentes quando o dia de sua formatura do high school se aproxima, mas também passa por reflexões bem adultas: em especial, a cena em que Christy convence a filha de que ela tem muito a comemorar naquela noite, mesmo que esteja desistindo de um bebê para conseguir uma vida melhor, é tocante de um jeito simples que só Mom consegue ser. O mesmo acontece com a breve cena de Violet com Luke na festa de formatura, contendo algumas das melhores piadas já dadas a Spencer Daniels pela série.

Não é que Bonnie e Alvin sejam coadjuvantes, mas o protagonismo de Violet, Christy e Luke se impõe aqui pela importância emocional e temática que esses personagens construiram em suas tramas. Nesse momento, Mom é muito mais sobre eles do que qualquer coisa, e tudo indica que vai continuar nesse ritmo no finale.

Observações adicionais:

- "Yolo"
- "Please tell me that's a sandwich"

✮✮✮✮✮ (4,5/5)


Próximo Mom: 01x22 - Smokey Taylor and a Deathbed Confession (14/04)

0 comentários: