6 de abr de 2014

Review: Person of Interest, 03x19 - Most Likely To...

Curta Person of Interest Oficial Brasil no Facebook!

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

por Caio Coletti

Para aqueles bastante acostumados a acompanhar temporadas completas de séries de TV, é bem óbvio que boa parte delas tem algumas semelhanças estruturais de narrativa. Existe por exemplo um período, no qual Person of Interest parece ter entrado agora, de uma ou duas semanas em que os roteiristas precisam acelerar o processo de montar o cenário para o season finale, mas produzir mesmo assim episódios interessantes o bastante para não deixar cair o nível da temporada. "Most Likely To.." é um dos episódios mais bem sucedidos em cumprir esse papel na memória recente.

O procedimento para sê-lo é bem simples: como tem sido de praxe para Person, a "trama da semana" é amarrada firmemente aos grandes arcos temáticos da temporada, os múltiplos vilões que os escritores colocaram em ação nos últimos episódios são usados nos momentos certos e, principalmente, a série não se contenta em jogar o jogo que já conhece. Especialmente no final do episódio, fica claro que a grande bússola dos roteitristas de Person é a vontade de virar o tempo todo o tabuleiro, e observar com muito cuidado onde as peças ficam depois disso.

O número da semana é Matthew Reed (Nestor Carbonell, yes!), um advogado criminal que está comparecendo a sua reunião de 20 anos da turma do high school. Reese e Shaw, disfarçados de ex-estudantes da turma, também comparecem, e logo topam com um mistério envolvendo a ex-namorada de Matthew, que foi encontrada morta na época da escola - morte essa que todos acham ter sido obra do próprio advogado. A trama em si mantem essa qualidade pessoal e dramática, com pinceladas temáticas sobre vingança e muitas brincadeirinhas conceituais, especialmente envolvendo Jim Caviezel e Sarah Shahi lidando com as particularidades de uma reunião de high school.

"Most Likely To..." é relevante para a temporada porque mantem as engrenagens virando e aplica uma reviravolta de trama nos seus momentos finais, provavelmente definindo um cenário que vai ressoar nos quatro episódios restantes do ano para Person. Ainda é cedo para tentar adivinhar como, especialmente porque a série gosta tanto de nos surpreender, mas é extremamente excitante ver que, numa temporada que já arriscou tanto (e se deu tão bem), Person of Interest mantem o espírito de não se acomodar. É definitivamente isso que a faz uma das melhores tramas no ar atualmente.

Observações adicionais:

- Camryn Mainheim merece mais atenção na pele de Control. Sua atuação traz uma pitada quase imperceptível de kitsch para essa vilã governamental com motivos pérfidos e retidão moral hipócrita.

- "AC/DC or Dixie Chicks?"

- "Most Likely To..." é a estreia do diretor Kevin Hooks (Lost, Prison Break) na série, e o moço faz um trabalho lindo na fotografia - a cena de Reese e Shaw desfazendo as malas é uma pequena pérola.

✮✮✮✮ (4/5)


Próximo Person of Interest: 01x20 - Death Benefit (22/04)

0 comentários: