28 de mai de 2014

Você precisa conhecer: Um pé em Amsterdã, um em Nashville – o country do The Common Linnets

The-Common-Linnets

por Caio Coletti

Falando sobre de Nashville, centro de todo o imenso mercado country dos EUA, os integrantes do duo The Common Linnets não titubeiam: é como uma segunda casa. E, de acordo com Waylon, o moço da dupla, a cidade americana é onde “meu coração musical está”. Interessante ouvir isso de dois nativos da Holanda, país pelo qual competiram no Eurovision 2014, alcançando o segundo lugar com a canção “Calm After the Storm” (abaixo). Mas é só ouvir um pouco do som dos dois para entender essa identificação.

O The Common Linnets faz country em seus próprios termos, e com seus próprios objetivos. A linda Ilsa de Lange não é só uma das vocalistas, como também idealizadora do projeto. Com carreira musical ultra-bem-sucedida na Holanda desde 1998 e uma das mais conhecidas representantes do country do lado de lá de Greenwich, a moça se juntou com Waylon para dar um pontapé inicial no The Common Linnets como um empreendimento, muito mais do que uma banda. Ilsa repete em qualquer oportunidade que o projeto pretende ser uma “plataforma” para todos os artistas holandeses que desejarem fazer country e ganhar reconhecimento por isso. Sendo assim, é razoável esperar que Ilsa e Waylon, que também tem carreiras solo para sustentar, não sejam os únicos integrantes do Linnets.

A participação no Eurovision rendeu ao projeto uma visibilidade gigantesca no continente. Apesar de quase não ser noticiado por aqui (a edição de 2014 virou notícia só por premiar uma drag queen barbada, Conchita Wurst, com o primeiro lugar), o festival anual é um dos maiores acontecimentos musicais da Europa. Lançado em 09 de Maio último, o álbum de estreia do The Common Linnets alcançou o topo das paradas na Holanda natal, mas se destacou também na Áustria, Alemanha, Bélgica, Suiça e Inglatrerra. “Calm After the Storm” entrou até para o Top 10 de singles britânico. “Still Loving After You” (abaixo) também se destacou nas paradas.

O nome da banda, segundo contam Ilsa e Waylon, veio da mente do designer Rens Dekker, amigo da dupla (que inclusive se conhece desde a infância, sintam a fofura!) que, além de sugerir o nome, desenhou a linda arte da capa do álbum de estreia do duo. “Common Linnet” é, na verdade, o nome em inglês de uma espécie de pássaro que no Brasil chamamos de “pintarroxo” (esse aqui) e que, na Holanda, é usado para designar os habitantes de uma região do país superpovoada desses animais. Não por coincidência, tanto Ilsa quanto Waylon nasceram por lá, o que faz deles songbirds (passarinhos cantantes) daquela região.

Aí embaixo selecionamos três músicas em especial que AMAMOS do álbum de estreia do duo. Vem ouvir com a gente e entrar na vibe desse country com sabor de frio e Leste europeu. Se você gostar, o álbum inteiro está disponível no canal do Youtube.

Pra quem gosta de: Lady Antebellum, The Band Perry, Delta Rae, Laura Marling, Armistice, Couer de Pirate

0 comentários: