22 de jun de 2014

Veep 3x08-10: Debate/Crate/New Hampshire

180836

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

por Sâmela Silva

3x08 – Debate

A trama de “Debate” é evidente: pela primeira vez os candidatos à presidência debaterão suas ideias em rede nacional, e o Team Veep precisa deixar Selina Meyer impecável diante do público antes que ele aconteça. Na reta final da temporada, a série trouxe mais um episódio fantástico que aposta ainda mais no roteiro sagaz para fazer graça – isso e as expressões faciais de seus atores, é claro.

Se existem personagens que interagem bem cujo relacionamento fica mais interessante com o passar do tempo, estes são de Selina e Ben. O clima de camaradagem e brincadeiras entre os dois é sempre bacana. Meyer e seu novo cabelo (que nem ficou tão ruim assim) deram espaço para ótimas piadas, e as reações foram impagáveis.

Após seu colapso, Dan está de volta super zen. Ver a maior parte do grupo tratando-o com cuidado foi inesperado, mas colocou destaque na falta de empatia de Amy e deu a Reid Scott a chance de ser bonzinho uma vez na vida. Pelo menos até o fim do episódio, já que Dan dá um gigante tapa na cara verbal em Jonah para avisar que sua personalidade não morreu.

A sequência de debate em si foi gloriosa, e não só por Selina tentando aparecer nas câmeras quando ofuscada por Thornhill, nem pelo candidato mais loser da história. O assunto de facada nas costas em política foi revisitado e, como uma boa série que entende seu material, Veep aproveita para lançar mais críticas ao povo americano, seja por Thornhill com suas irritantes analogias de esporte que consegue o carinho do público com facilidade ou pelo ódio de imigrantes que a maioria dos eleitores nutre, explicitado pela grande aceitação de Selina após o discurso sobre repelir os ilegais.

A surpresa maior de debate e talvez sua parte mais memorável fica com Maddox, que comete uma grande gafe e não consegue revertê-la – tudo pela distração do hilário discurso de Selina. Sempre interessante a intersecção entre diálogos e risadas mais fáceis com que os roteiristas brincam.

182853

3x09 – Crate

Já com “Crate” temos as primárias de New Hampshire, e com ela mais campanha. Aqui Selina busca parecer mais “folksy”, identificável para a população, e para isso usa um – caríssimo – caixote. A ironia disso não passa despercebida.

Infelizmente Veep ainda não conseguiu trazer dois episódios fantásticos em sequência, e “Crate” passaria despercebido se não fosse pela massiva reviravolta que ocorre em seus últimos minutos: a resignação de POTUS fará de Selina a próxima presidente. Ver a vice perdendo a paciência com o que acontece com ela e chamando seus empregados de perdedores é bom, testemunhar Jonah voltando para o fundo do poço também, assim como ver as mudanças do pensamento de Mike acerca de seu emprego e casamento. Mas nada se compara ao momento de felicidade, choro e quase histeria compartilhada entre Selina e Gary, e as reações do time quando ficam sabendo da notícia.

O clima absoluto de felicidade (principalmente da parte de Dan) pareceu inquebrável com as coisas enfim dando certo para a protagonista. Doce engano.

183516

3x10 – New Hampshire [SEASON FINALE]

Quase anticlimático vem “New Hampshire”, e Selina Meyer é a primeira presidente mulher dos Estados Unidos. E em menos de 12 horas comete um erro gigantesco, que começa a acabar com suas esperanças de ganhar a eleição, e os resultados das primárias não são animadores. Parecia fácil vencer já sendo a presidente, mas não teria graça se tudo desse certo, afinal. Mais uma vez, um episódio com poucos destaques, e o maior deles foi Dan sendo Dan, acabando com Jonah e conseguindo o que queria de qualquer forma.

O final se assemelha um pouco à season finale da primeira temporada, com um sentimento desolado e Selina cabisbaixa em sua cadeira. Nesse ponto, é quase impossível que ela continue na presidência, visto que Chung é apoiado pelos candidatos mais fortes que desistiram. A dúvida que fica é: será que essa queda vai acontecer mesmo? Em The Thick of It, também de Armando Iannucci, o fundo do poço para seu principal personagem aconteceu apenas na última temporada, e Veep não dá sinais de que vá acabar tão cedo. Talvez no próximo ano ela acabe se tornando vice-presidente de novo. Mas não saberemos até o próximo episódio, infelizmente. Veremos o que vai acontecer.

183519

Veep está confirmada para uma quarta temporada!

0 comentários: