13 de jul de 2014

Você precisa conhecer: Kiesza, uma artista pop aventureira por natureza

Kiesza2014

por Caio Coletti

Apostem o que quiserem, Kiesza Rae Ellestard ainda vai surpreender muito. Há algo nela, a julgar pelas primeiras entrevistas depois do sucesso surpresa de “Hideaway”, o primeiro single do EP de estreia, que tradicionalmente precisa sobrar numa artista pop: espírito de aventureira. “Meu processo de composição está sempre evoluindo. É como minha vida. Como testar diferentes roupas para ver o que serve”, ela disse em entrevista para o Planet Notion. Ela sabe bem do que está falando.

Essa canadense de 25 anos passou a infância se dedicando à dança, mostrando-se promissora na carreira de bailarina clássica até começar a sofrer problemas no joelho. Dessa rua sem saída ela foi parar na Marinha (sim, você leu direito!), uma vez que sempre amou velejar. Lá ela também se destacou, chegando a iniciar o treinamento para se tornar atiradora de elite. Kiesza conta que se obrigou a abandonar o posto quando percebeu que aquilo não era uma brincadeira: “Eu estava disparando essas armas gigantescas, era divertido. Era como um video game, mas aí eu percebi que um dia eles iriam querer que eu usasse aquilo numa situação real, em pessoas reais”, ela se lembra.

Descobrindo a paixão pela música em meio às jam sessions com os colegas de Marinha, a moça se matriculou no curso de música de uma prestigiada universidade canadense, e começou a se interessar por música pop como uma espécie de desafio. “Eu havia ouvido esses dois estudantes dizendo ‘isso não é música de verdade. Essas canções são estúpidas. Elas são tão fáceis de escrever’. Eu havia pensado: se elas são tão fáceis de escrever, porque não é todo mundo que o faz? (…) Mais tarde eu descobri que tudo está na arte da simplicidade, e isso é realmente um talento”, ela diz.

O resultado da parceria com o produtor novato Rami Samir Afuni são as canções do Hideaway EP: duas originais, incluindo a canção-título (#1 nas paradas britânicas), “Giant in My Heart” e as baladas “So Deep” e “What Is Love”. Essa última é cover do hit noventista do Haddaway, transformada numa angustiante balada de piano-e-voz. Com influências claras da house music daquela década, comandada por divas de garganta poderosa como CeCe Peniston e Robin S, a mistura promovida por Kiesza nesse primeiro EP traz elementos contemporâneos como os britânicos do Disclosure, e até a lembrança do começo do século, no revival do house com a ascenção de David Guetta, Alex Gaudino e muitos outros DJs.

O resultado final é simplesmente as músicas pop mais deliciosas que você vai ouvir em 2014 – podem nos cobrar essa promessa, inclusive.

Pra quem gosta de: Calvin Harris, Robyn, Charli XCX, The Golden Filter

0 comentários: