8 de fev de 2015

Gotham 1x14: The Fearsome Dr. Crane

Gotham_Crane_Senior

ATENÇÃO: esse review contem spoilers!

por Caio Coletti

“The Fearsome Dr. Crane” é uma peça consideravelmente empolgante de televisão, com seus 44 minutos ultra-dramáticos, cheios de imagens icônicas, um tipo de humor que só Gotham poderia ter e a representação dos personagens nos momentos que melhor definem quem eles são. Já na segunda metade de sua temporada de estreia, a prequel para as aventuras do herói mais famoso da DC Comics forjou uma espécie de identidade própria imprevisível, mas ao mesmo tempo muito sólida. É pouco provável que alguma coisa nos próximos meses seja mais pulp que “The Fearsome Dr. Crane”, um episódio que termina com Fish Mooney e (o que presumimos ser) um pirata de alguma milícia africana se preparando para o combate físico à bordo de um navio – mas é pouco provável, também, que algum episódio de televisão vá fazer tanto desenvolvimento de trama quanto esse.

O caso da semana, como o título denuncia, se conecta com o futuro supervilão Espantalho, o mesmo que foi interpretado memoravelmente por Cillian Murphy em Batman Begins. No entanto, não é o próprio Jonathan Crane, ainda um adolescente encarnado por Charlie Tahan (Eu Sou a Lenda), que é o algoz de “The Fearsome Dr. Crane” – esse papel cabe ao seu pai, um cirurgião interpretado por Julian Sands (Crossbones, Banshee) que sequestra suas vítimas em um grupo de apoio à pessoas com fobias e confronta-as com seus mais arraigados medos, a fim de estudar as reações químicas que ocorrem nos seus corpos. O episódio ganha muito tendo Sands em cena, e é empolgante saber que o Dr. Crane ainda estará ao menos no próximo capítulo – o ator tem um talento inato para expressar a loucura de um vilão quadrinesco como esse, combinando um senso muito agudo de kitsch com a encarnação das perturbações desse indivíduo. Sands não se leva muito a sério, mas sabe que seu personagem sim.

A investigação do caso abre espaço para Harvey ter seu primeiro interesse amoroso, em uma provável próxima vítima do Dr. Crane, e a química entre o sempre ótimo Donal Logue e Maria Thayer (Ressaca de Amor) ajuda a vender melhor as outras duas tramas românticas do episódio. O roteiro de John Stephens (“The Balloonman” – review) ajuda a explorar Ben McKenzie e Morena Baccarin em cena, desenvolvendo o casal Gordon-Thompkins com tintas de sinceridade e uma boa fundação de charme. Ao mesmo tempo, o excêntrico cortejo entre Ed Nygma e Kristen Kringle é fundamental no sentido de adicionar outras dimensões ao personagem de Cory Michael Smith, que faz um trabalho cômico exemplar com o material nem sempre abundante que a série lhe dá. O futuro Charada de Gotham se desenha ao mesmo tempo como uma inesgotável fonte de humor e uma figura um tanto trágica, que com certeza vai assombrar o futuro de Bruce Wayne e cia.

Do outro lado da trama, observamos o Pinguim sair de mais uma situação espinhosa quando Maroni finalmente descobre que ele esteve trabalhando para Falcone o tempo todo, como o espectador ficou sabendo em “Penguin’s Umbrella” (review). Essa trama gera os visuais mais quadrinescos do episódio, as situações mais satisfatórias, em uma dimensão visual e dramática, para o espectador. Seja o desesperado Robin Lord Taylor fazendo uma ligação salvadora de telefone quando o carro em que está trancado está prestes a ser esmagado em um ferro-velho, seja a escapada do futuro vilão (em um ônibus cheio de velhinhas religiosas cantando gospel), tudo aqui é feito para impressionar de forma superficial, tanto quanto a sequência flashy e deliciosa protagonizada por Fish no final do episódio.

Mesmo com essas tendências, Gotham nunca coloca estilo acima de substância, e “The Fearsome Dr. Crane” ainda é um pedaço de televisão cheio de resoluções, que enfrenta problemas e situações com as quais a trama de Gotham teria de lidar eventualmente, e sai delas com um senso de propósito renovado.

✰✰✰✰✰ (4,5/5)

GOTHAM: Jada Pinkett Smith as Fish Mooney in the "The Fearsome Dr. Crane" episode of GOTHAM airing Monday, Feb. 2 (8:00-9:00 PM ET/PT) on FOX. ©2015 Fox Broadcasting Co. Cr: Jessica Miglio/FOX

Próximo Gotham: 1x15 – The Scarecrow (09/02)

0 comentários: